查看原文
其他

安哥拉中国城举行新闻发布会澄清假币案件

VIA 安哥拉通讯社报道   

 安哥拉假币事件 

星期五,位于罗安达维也纳市的中国城举行新闻发布会澄清,在该商贸城内发现的假币属于一家名为“台湾食品”的公司。

中国城代表Helena Xiang在新闻发布会称,11月18日在CIF花园公寓一笔交易中,“台湾食品”公司一名员工收款5000多万宽扎现金。带回公司后发现这些钱是假的,上报了中国驻安哥拉大使馆,并启动调查程序。

在调查结果出来之前,这笔钱被“台湾食品”公司存放在一个集装箱里,在此期间,两名安哥拉人发现并偷取一些假钱,其中一人拿这些钱购买衣服时被对方发现并报警。

Bunga Lopes(在中国城从事清洁工)被捕后供称,自己的一名同事(在逃)看到一名中国公民把钱放在集装箱里。

随后,罗安达刑事调查局配合安哥拉最高检察院(PGR)、国家情报和安全局(SINSE)、维也纳市警察局进入中国城调查,并逮捕7名中国公民,该案还在进一步调查当中。此前说明:安哥拉中国城关于“1226假钞案”情况说明

安哥拉通讯社参加新闻发布会后报道全文如下:

Em conferência de imprensa, a secretária da Cidade da China, Helena Xiang, disse que um dos funcionários da empresa em causa recebeu o valor em cash de 50 milhões de Kwanzas, numa transacção no condomínio CIF- Jardinagem, a 18 de Novembro.

Disse que de regresso a empresa, sita na avenida “Comandante Fidel Castro”, descobriu que o dinheiro era falso, o que fez com que se informasse a embaixada da China em Angola e se instaurasse um processo de investigação.

O referido montante foi guardado num contentor pertencente a empresa “Comida de Tai Wan”, enquanto se esperava pelo resultado da investigação.

Fez saber que enquanto decorriam as investigações, dois indivíduos de nacionalidade angolana arrombaram o contentor e se apoderaram de parte do dinheiro falso.

Bunga Lopes, que se encontra detido, foi apanhado a tentar colocar em circulação parte das notas falsas, ao tentar comprar uma peça de roupa no mercado informal.

O cidadão angolano, que prestava serviço de limpeza na Cidade da China, disse na ocasião que ele e o seu colega (em fuga) viram um cidadão chinês a guardar o dinheiro num contentor.

Helena Xiang indicou que neste momento continuam detidos sete chineses, incluindo o proprietário dos contentores e o presidente da Cidade da China, para prestarem esclarecimentos sobre a entrada do dinheiro falso naquele local.

Em Dezembro, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de cidadãos de nacionalidade chinesa acusados de falsificação de moeda nacional.

Em posse dos detidos foram encontrados, num contentor, na Cidade da China, 50 milhões e 238 kwanzas falsos.

Para descoberta destas notas, o SIC contou com a colaboração da Procuradoria-Geral da República (PGR), do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SINSE) e do comando municipal da polícia de Viana.

A "Cidade da China", um dos maiores complexos comerciais chineses em Luanda, criada pela empresa “Hua Dragão”, conta com 16 naves com um total de 400 lojas.

Fundada em 2014 por Chen Xiao Jun, a “Hua Dragão” destaca-se no ramo dos imóveis, indústria, comércio (a grosso e a retalho), importação e exportação.


安哥拉新型骗局警告(n)
安哥拉首都发生严重爆炸事故!
姐妹遇害,罗安达没有一个安全的社区

您可能也对以下帖子感兴趣

文章有问题?点此查看未经处理的缓存